Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Filipenses 1:2


Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Filipenses 1:2

A saudação na cultura Hebraica era Shalom, que traduzindo é “Paz”. A palavra Shalom traz a ideia de estabelecer trégua em um conflito. A partir do novo testamento os apóstolos acrescentaram a palavra “graça” para lembrar que a paz tem uma origem que não é em nós, mas foi gerada por meio de Cristo Jesus por sua obra redentora.

Quando tentamos viver de modo autônomo de Deus, nós entramos em estado de guerra, com Deus, com o próximo, com a natureza e conosco. Desta forma, nos tornamos alienados, vivemos a partir de uma ruptura profunda e nos tornamos seres a imagem de Adão. Este fato ofendem a santidade de Deus e corrompe todas as nossas relações, o ser humano tornou-se disfuncional, perdeu seu senso de propósito e por este motivo a vida humana passou a ser uma experiência de profunda solidão. O problema é que Deus não tolera o pecado, o pagamento para nossa rebeldia é a morte e assim passamos a ser inimigos de Deus. Alguns textos podem esclarecer estas afirmações:

Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19.

E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:11

Quando Cristo veio e cumpriu a obra redentora, por meio dele podemos voltar a ter paz com Deus, com o próximo, com a natureza e conosco mesmo. Antes tínhamos medo de Deus, agora o chamamos de Aba Pai, somos convidados a uma experiência íntima com ele que afeta de igual modo todas as nossas relações. 

Quando utilizamos esta saudação com os nossos irmãos, isto precisa ser um testemunho da nossa experiência de fé.  Pois só existe uma forma de saber se temos paz com Deus, quando temos paz com o próximo, com toda a obra criada e conosco mesmo. 

A obra de Jesus, traz paz em nossos conflitos internos e relacionais, somos chamados para ser pacificadores:

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:9




------------------------------------------

Livros sobre o assunto que recomendo:

Comentário de Calvino a respeito da carta de Paulo aos filipenses. Você poderá encontrar este livro na Amazon clicando AQUI.


Cursos


Nenhum comentário:

Postar um comentário