sábado, 6 de agosto de 2011

Perdão

A poucos dias tive a oportunidade de conversar com uma senhora idosa, alguém que já tinha vivido bastante e não lhe falta histórias pra contar, pelo menos era isso que acreditava ver antes de conversar com ela. Talvez como a maioria dos jovens, não estou acostumado a tirar um pouco do meu tempo pra conversar com pessoas idosas e hoje percebo que aquela conversa foi extremamente útil.
Aquela senhora que antes parecia tão normal e feliz, na verdade não encontrava lembranças boas em sua longa história de vida, vivia depressiva, estressada e sem motivos para viver. Alguns minutos de conversa foram o suficiente para compreender um pouquinho como a vida e as pessoas machucaram aquela mulher, confesso que ao ouvir ela contar todo o sofrimento que ela passou e ainda passa, não tinha muito que dizer. Estava presenciando uma pessoa cheia de raiva em seu coração, com raiva das pessoas que a machucaram que falaram coisas que ela levou a vida inteira em sua mente e nunca conseguiu perdoar. A palavra Perdão não existia no vocabulário dela, lembro que em algum momento disse que Jesus nos orienta a pagar o mau com o bem, mas a reação dela foi instantânea e negativa sobre aquilo que falei.
Durante nossa conversa, veio a minha mente que eu não tinha as mínimas condições de dizer para aquela mulher o que ela deveria fazer, pois seu coração esta muito endurecido com as injustiças que a vida lhe causou, o que pude fazer foi orar com ela, pedindo a Deus que ele entrasse no abatido coração daquela senhora.
Contei este fato, apenas para dizer que o perdão nos curar, traz paz em nosso coração. Fico admirado ao ver pessoas que passam a vida inteira e morrem com raiva e rancor dos outros, pessoas que não conseguem perdoar, pessoas que tem um orgulho maior que tudo a ponto de viverem a vida inteira tentando mostrar para alguém que é melhor ou que se deu bem na vida, pessoas que querem ver o mau de quem lhe fez mal, pessoas infelizes e que no fim da vida terão apenas frustrações para contar.
Não tenho condições de dizer que se você não perdoar você não vai pro céu ou ira perder a salvação, até porque quando pedimos perdão por que apenas temos medo de ir para o inferno, nós na verdade não perdoamos. Na verdade quando fazemos isso, pedimos desculpas e não perdão. Existe uma grande diferença entre pedir perdão e pedir desculpas, pois quando perdoamos nós esquecemos, o mal que sofremos ficou pra traz e é como se não tivesse acontecido, se você me ferir com suas palavras, independente do que você tenha falado eu preciso te perdoar e esquecer, o perdão significa quase que o inicio de um novo relacionamento, seja ele de amizade ou conjugal, agora, se você bater no meu carro, eu também irei te perdoar ou desculpar, mas você ainda terá que pagar pelo concerto do meu carro.
As vezes perdoar é difícil e muito dolorido, mas traz cura e paz. Jesus disse que se perdoarmos ele irar nos perdoar, mas se não perdoarmos, não seremos perdoados por Cristo.
Sei que você deve estar pensando que pra mim é fácil escrever e na verdade não tenho conhecimento nem experiência suficiente para explanar melhor este assunto, mas minha oração é para que eu mesmo venha ter condições de perdoar, de esquecer, chegar ao final da vida sem ressentimentos e raiva de qualquer pessoa. Peço para que Cristo me de graça para enfrentar situações que ainda não enfrentei, peço para ele me ensinar a pagar o mal com o bem, para viver bem enquanto estiver aqui, pois pessoas que guardam ressentimentos, não conseguem ser verdadeiramente felizes e completos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário